Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2018

Com os avós não há quem possa

Com os avós não há quem possa Boa notícia para os velhos deste mundo: enganam-se os que acreditam que as árvores jovens são as que dão mais e melhor madeira. Aí estão as sequoias, as maiores árvores do mundo, que na Califórnia e em outras paisagens são testemunha. Avós majestosas, podem ter até três mil anos de idade e continuam gerando dois bilhões de folhas e são as que melhor resistem a seis meses de neve e tormentas de raios, e não há peste que possa com elas. O caçador de histórias, p.37 SÍNTESE E PUBLICAÇÃO: FERNANDA E. MATTOS, AUTORA E EDITORA DESTE BLOG. É permitido o compartilhamento desta publicação e até mesmo a edição da mesma. Sem fins lucrativos e cite a fonte.  Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional .

A máquina de retroceder

A máquina de retroceder  Nos princípios do século 20, o Uruguai era um país do século 21. No final do século 20, o Uruguai é um país do século 19. No Reino da chatice, os bons modos proíbem tudo aquilo que não é imposto pela rotina. Os homens sonham com aposentar-se e as mulheres com casar -se. Os jovens, culpados do delito de ser jovens, sofrem a pena da solidão ou do desterro, a menos que possam provar que são velhos. O livro do abraços, P. 168 SÍNTESE E PUBLICAÇÃO: FERNANDA E. MATTOS, AUTORA E EDITORA DESTE BLOG. É permitido o compartilhamento desta publicação e até mesmo a edição da mesma. Sem fins lucrativos e cite a fonte.  Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional .

[A televisão/2] - A televisão mostra o que acontece?

A televisão/2 A televisão mostra o que acontece? Em nossos países; a televisão mostra o que ela quer que aconteça; e nada acontece se a televisão não mostrar. A televisão, essa última luz que te salva da solidão e da noite, é a realidade. Porque a vida é um espetáculo: para os que se importam bem, o sistema promete uma boa poltrona. O livro dos abraços, p.149 SÍNTESE E PUBLICAÇÃO: FERNANDA E. MATTOS, AUTORA E EDITORA DESTE BLOG. É permitido o compartilhamento desta publicação e até mesmo a edição da mesma. Sem fins lucrativos e cite a fonte.  Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional .

A alienação na América Latina

A alienação na América Latina Os que mandam acreditam que melhor é quem melhor cópia. A cultura oficial exalta as virtudes do macaco e do papagaio. A alienação na América Latina: um espetáculo de circo. Importação, importação: nossas cidades estão cheias de arcos do triunfo, obeliscos, é partenons. Lima não tem chuva mas tem telhados a duas águas e com calha. A Bolívia não tem mar mas, tem almirante disfarçados de Lord Nelson. O livro dos abraços, p. 159. SÍNTESE E PUBLICAÇÃO: FERNANDA E. MATTOS, AUTORA E EDITORA DESTE BLOG. É permitido o compartilhamento desta publicação e até mesmo a edição da mesma. Sem fins lucrativos e cite a fonte.  Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional .

AS MÃOS DA MEMÓRIA

AS MÃOS DA MEMÓRIA Leningrado em 1941, atual São Petersburgo, foto tirada em 2012. Voluntários vão para o front. Em São Petersburgo, quando ainda se chamava Leningrado, conheci a história da ressurreição da cidade.  Ela tinha sido assassinada pelas tropas de Hitler, em 1941 e 1944. Depois de novecentos dias de bombardeios contínuos e um bloqueio implacável, era uma imensa ruína, habitada por fantasmas, a cidade que tinha sido rainha do Báltico, a capital de Rússia de czares e berço da revolução comunista. Vinte anos depois daquela tragédia, pude comprovar que a cidade tinha tornado a ser o que havia sido. Seus habitantes tinham fundado a cidade novamente, pedacinho a pedacinho, dia após dia. As plantas do projeto de reconstrução vinham das fotos, dos desenhos, das velhas reportagens e dos depoimentos dos moradores de cada bairro. A cidade tinha nascido de novo, parida pela memória de sua gente. SÍNTESE E PUBLICAÇÃO: FERNANDA E. MATTOS, AUTORA E EDI...

A CATAPULTA (Discurso de Hitler, em sua nomeação como primeiro ministro da Alemanha, 1933)

 A CATAPULTA (Discurso de Hitler, em sua nomeação como primeiro ministro da Alemanha, 1933) JANEIRO 30 Os famosos discursos inflamados de Hitler, tal como o uso dos meios de comunicação existentes à época foram poderosos instrumentos de propaganda usados pelo governo nazista.  A CATAPULTA Em 1933, Adolf Hitler, foi nomeado primeiro ministro da Alemanha. Pouco depois, celebrou um ato imenso, como correspondia ao novo dono e senhor da nação. Modestamente, gritou: - Eu estou fundando a Era da Verdade! Desperta Alemanha! Desperta! e os rojões, os fogos de artifício, os sinos das igrejas, os cânticos e as ovações multiplicaram os ecos. Cinco anos antes, o partido nazista havia conseguido menos de 3% dos votos. O salto olímpico de Hitler rumo ao topo, foi tão espetacular como a simultânea queda, rumo aos abismos, dos salários, dos empregos, da moeda e de todo o resto. A Alemanha, enlouquecida pelo desmoronamento geral, desatou a caça a...

O SAPATO

JANEIRO 14 O SAPATO Ilustração é a capa de uma biografia de Rosa Luxemburgo. Mesmo agora, o livro mostra, Rosa Luxemburgo é vibrantemente viva em todas as lutas contra a opressão. Em 1919, a revolucionária Rosa Luxemburgo foi assassinada em Berlim. Ela foi arrebentada a coronhadas de fuzil pelos assassinos, e depois, jagada na águas de um canal. No caminho, perdeu o sapato. Alguém recolheu esse sapato, jogado no barro. Rosa queria um mundo onde a justiça não fosse sacrificada em nome da liberdade, nem a liberdade sacrificada em nome da justiça. Todos os dias, alguém recolhe essa bandeira. Jogada no barro, como o sapato. Os filhos dos dias p. 29 SÍNTESE E PUBLICAÇÃO: FERNANDA E. MATTOS, AUTORA E EDITORA DESTE BLOG. É permitido o compartilhamento desta publicação e até mesmo a edição da mesma. Sem fins lucrativos e cite a fonte.  Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional .

OS NÁUFRAGOS

OS NÁUFRAGOS Charge do cartunista iraniano Alireza Pakdel O mundo viaja. Carrega mais náufragos,  que navegantes Em cada viagem, milhares de desesperados morrem sem contemplar a travessia ao prometido paraíso onde até os pobres são ricos e todos moram em Hollywood. Não duram muito as ilusões dos poucos que conseguem chegar. O caçador de histórias p. 16 SÍNTESE E PUBLICAÇÃO: FERNANDA E. MATTOS, AUTORA E EDITORA DESTE BLOG. É permitido o compartilhamento desta publicação e até mesmo a edição da mesma. Sem fins lucrativos e cite a fonte.  Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional .

PEGADAS

PEGADAS   O vento apaga as pegadas das gaivotas   As chuvas apagam as pegadas dos passos humanos. O sol apaga as pegadas do tempo. Os contadores de história procuram as pegadas da memória perdida, do amor e da dor, que não são vistas, mas que se apagam. O caçador de histórias  P. 13 SÍNTESE E PUBLICAÇÃO: FERNANDA E. MATTOS, AUTORA E EDITORA DESTE BLOG. É permitido o compartilhamento desta publicação e até mesmo a edição da mesma. Sem fins lucrativos e cite a fonte.  Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional .

DIAS E NOITES DE AMOR E DE GUERRAS - "A festa da memória"

 DIAS E NOITES DE AMOR E DE GUERRAS - "A festa da memória"  Tudo o que é contado neste livro, o autor escreveu tal como a memória guardou. Dias e noites tem muita e sincera dor, mas também tem humor e podia, capaz de levantar os ânimos mais deprimidos. Dias de amor e de guerra são histórias de vividas em épocas de violência e intolerância.  Alguns nomes, poucos, foram mudados.  Nos acompanhe também pelo Facebook, em nossa página haverá publicações deste livro. SÍNTESE E PUBLICAÇÃO: FERNANDA E. MATTOS, AUTORA E EDITORA DESTE BLOG. É permitido o compartilhamento desta publicação e até mesmo a edição da mesma. Sem fins lucrativos e cite a fonte.  Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional .